Arteterapia

Arteterapia > Sobre a Arte

A arte é uma das maneiras mais sublimes que o ser humano encontrou para expressar o que sente. Desde suas angústias, alegrias, dores e tristezas até a descrição do momento histórico, social e político ao qual está inserido. Arteterapia.

Sentimentos e emoções se abrem para a criação, expressão, explosão e reflexões que borbulham em cada ser trazendo em si possibilidades infinitas de mostrar o mundo vasto que existe dentro de cada um.

Através dessa expressão artística algo mágico acontece, a criação de algo novo, de algo que saiu de dentro do seu próprio ser e que vai de encontro com os outros seres empaticamente. Isso é simplesmente transformador: poder transformar a dor em poesia, o sentimento em cores e pinturas, a ansiedade em dança, e por aí vai.

No processo de arteterapia utilizamos a arte para que o individuo tenha consciência de que temos um vasto espaço dentro de cada um que pode se realizar através da consciência de seus potenciais latentes, os quais esse trabalho traz a tona, oferecendo então espaço para exercer seus mais profundos desejos.

Não precisa ser artista, basta ser humano.

Arteterapia > A Arte como Terapia e Expressão Emocional

Através de música, pintura, dramatização, imaginação criativa, jornada de fantasia, expressões de poesias e contos, um mundo novo, amplo de riquezas internas se abre, tornando cada indivíduo capaz de se conhecer, reconhecer, desconstruir, ressignificar e se reinventar.

Essa é a proposta da arteterapia a qual aplico em meus clientes: uma viagem de conhecimento de si, através de muita conversa, expressão corporal e todo tipo de expressão possível: corporal, pintura, desenhos, poesias, contos, dramatização, dança e demais técnicas que levam a conexão com seu próprio mundo interno.

Arteterapia > Integrando Luz e Sombra

Dessa maneira lúdica e sutil vamos trabalhando para que ocorra uma integração das partes conscientes com as partes inconscientes em negação. Ao levar luz e clareza para essas partes que estão à sombra e acolhê-las, elas naturalmente se integrarão e a cada dia, a cada passo, o cliente irá sentir uma conexão cada vez maior consigo mesmo.

Naturalmente esse processo fará com que o indivíduo se torne cada vez mais pleno e consciente de si, se responsabilizando por sua vida como um todo e se movendo com maior conexão através dela.

Todo esse processo requer uma disponibilidade de entrega, de paciência consigo, de abertura para olhar e encarar a si mesmo.

Arteterapia > A Criança Interior

Arteterapia & Criança Interior >
Resgate, acolhimento e integração.

O trabalho de integração do inconsciente com o consciente ou em outras palavras, da nossa sombra com a nossa luz, está intimamente ligado ao processo de resgate, acolhimento e integração da nossa criança interior.

Arteterapia e a Criança Interior

Arteterapia > Mas o que é a Criança Interior?

É aquela nossa parte que em seu lado luz nos traz leveza, abertura, encantamento para com o novo, alegria, prazer, vivacidade, energia, criatividade e todas as características de êxtase e receptividade que uma criança carrega em si ao estar em um ambiente seguro e amoroso.
É também em seu lado sombra aquela nossa parte em que o estado emocional ficou estagnado, que não cresceu, que reivindica um amor egoísta, infantil, exclusivo que naquele contexto fazia sentido, pois a criança até uma certa idade é totalmente dependente dos pais para ser cuidada e se desenvolver.

Nossa criança emocionalmente doente aparece na vida adulta em sua maior parte através de atitudes de defesa que são resultados das memórias de choque, rejeição, vergonha e abandono que sentiram no passado. Esse emocional da criança atua em nossa vida adulta enquanto não resgatado, integrado e acolhido, trazendo  situações de dor semelhantes as que foram experimentadas na infância e se repetem inconscientemente até serem reconhecidas e expostas à clareza da consciência para que  possam ser modificadas.

Caso o individuo não tenha consciência desse processo, as situações dolorosas da vida, acabam por virar um circulo vicioso que se repete sem fim e vai aos poucos minando a sua confiança, trazendo uma corrente de frustração permanente que reafirma situações de rejeição, choque e abandono, criando mais camadas de defesa e consequentemente de desconexão de si e do mundo a sua volta.

O processo que proponho acontece através de uma jornada de autoconhecimento que muitas vezes revisita a infância de maneira lúdica, suave, amorosa e muito acolhedora, com o intuito de resgatar o amor, a inocência, a confiança e tantas outras características que acabam ficando trancadas em um baú interno junto com os sentimentos que foram negados.

Não é um processo fácil, porém ao meu ver, revisitar a si mesmo é a viagem mais profunda, misteriosa e bela possível, pois é através desse resgate que podemos olhar a fundo o mundo infinito e belo de possibilidades diversas que somos enquanto seres humanos. Seres vivenciando uma experiência junto a outros em uma rede que nos torna parte de um todo muito maior do que a nossa consciência egóica pode explicar.

Sobre as Sessões

As sessões de Arteterapia têm duração em média de 1 hora.

Local: presencial/consultório ou skype.

Fale conosco
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.